Problemas com o Desempenho? Saiba que Próstata Inchada pode ser a causa

Ainda que esse assunto seja um tabu no universo masculino, é importante estar atento a todos os cuidados da próstata, principalmente, em casos cujos sintomas apontam para uma próstata inchada.

Uma parte importante do corpo masculino responsável pelo bom funcionamento do sistema reprodutor e da capacidade sexual do homem deve ter uma atenção e preocupação especial.

Portanto, hoje, vamos explicar as funções que essa importante glândula tem no nosso corpo, casos em que a próstata aumenta de tamanho, cuidados que devem ser tomado e o tratamento adequado em casos de problemas relacionados a ela.

Quais as funções da próstata?

É importante entender o que é a próstata e quais são suas funções, visto que muitos homens desconhecem até mesmo o ponto onde encontra-se essa glândula.

O que, atualmente, tem sido motivo de grande preocupação nos médicos, pois, o número de homens com problemas relacionados a próstata, como câncer de próstata ou próstata inchada estão aumentando cada vez mais.

O grande vilão por trás disso é, na sua grande maioria, a falta de informação ou preconceito passado de geração a geração sobre essa parte tão importante para o funcionamento do sistema reprodutor masculino e outras funções importantes para o equilíbrio de processos internos do corpo masculino.

A próstata é uma glândula que se localiza logo abaixo da bexiga e em frente ao reto.

O seu tamanho pode mudar de acordo com a idade, por exemplo, em jovens o tamanho é de aproximadamente de uma noz, porém, em homens idosos pode ser muito maior.

próstata inchada

Atrás dela encontram-se as glândulas denominadas vesículas seminais, ela apresentam um papel parcial na produção do líquido do sêmen.

A uretra, responsável por levar a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, passa pelo centro da próstata. Por isso, ela acaba dividindo a próstata em dois lados chamados de lobos: direito e esquerdo. A parte superior é chamada de base, e a inferior de ápice.

A sua principal função é produzir uma secreção fluida para nutrir e transportar os espermatozoides. Lembrando que o nascimento dos espermatozoides acontece nos testículos e são levados até as vesículas seminais.

O sêmen, que nada mais é que o liquido expelido durante a ejaculação, é formado pelos espermatozoides juntamente com as secreções das vesículas seminais e das glândulas periuretrais.

Quando acontece a ejaculação, a vesícula seminal se contrai e elimina o sêmen que passa pela próstata e desembocam na uretra.

A importância da Próstata

Portanto, a próstata tem uma grande importância na:

  • Proteção dos espermatozoides;
  • Aumento das chances reprodutivas;
  • Aumento da possibilidade de fecundação.

Quando ocorre o aparecimento de problemas relacionados a essa glândula como o câncer ou próstata inchada, então todo o processo reprodutivo do homem fica comprometido. Além disso, pode surgir consequências ainda maiores quando a glândula não é tratada.

Próstata inchada: causas, sintomas e tratamento

Uma das complicações que podem aparecer ao longo da vida relacionada a essa glândula é a queda de desempenho sexual.

O crescimento excessivo faz com que o homem comece a sentir dificuldade em ejacular, e como o canal de secreção fica obstruído, o desenvolvimento de infecção urinária é muito frequente nos homens com próstata inchada.

Porém, o número de casos relatados são, em sua grande maioria, em homens mais velhos. Isso ocorre porque com o passar da idade a próstata está sujeita a aumentar, é uma consequência natural.

E, a medida que essa glândula cresce, traz consigo algumas consequências como o pressionamento da uretra, problemas ao urinar e infecção na bexiga.

O nome clínico para esse fenômeno é hiperplasia prostática benigna ou hipertrofia prostática benigna. Ao contrário do que se pensa, a próstata inchada não é um câncer e não aumenta o risco de desenvolver o câncer de próstata.

Isso não quer dizer que o diagnóstico e tratamento devem ser banalizados. Pelo contrário, é essencial consultar um especialista caso perceba um inchaço na glândula, assim, evitará consequências negativas ao funcionamento do corpo.

Causas do inchaço na próstata

Não é comprovado ao certo as causas exatas da próstata inchada. O que se sabe, até então, é que fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem estar ligados no crescimento da glândula.

Outro fator que é fortemente levantado pelos médicos para o crescimento da próstata são as mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais que, também, acorrem nos homens com o passar dos anos.

Para uma melhor compreensão, separamos os sintomas mais comuns que se manifestam em indivíduos que apresentam próstata inchada, são eles:

  • Fluxo da urina fraco;
  • Retenção urinária;
  • Interrupção do fluxo urinário quando já tiver iniciado;
  • Necessidade frequente ou urgente de urinar;
  • Aumento da frequência de urinar à noite;
  • Necessidade de fazer esforço para urinar;
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga;
  • Dor ou dificuldade para urinar;
  • Presença de gotas de urina na roupa íntima, mesmo após urinar;
  • Urina escura.

Caso perceba o aparecimento de algum dos sintomas acima, então é recomendado procurar um especialista para que ele possa realizar o diagnóstico adequado do problema. A primeira avaliação é feita através do histórico do paciente.

É importante mencionar também que o aparecimento isolado de algum dos sintomas não indica, necessariamente, próstata inchada, visto que os sintomas podem estar relacionados a outro tipo de problema, uma infecção de alguma glândula próxima, um nódulo ou má alimentação, sedentarismo, etc.

Formas de tratamento para próstata inchada

A grande parte dos médicos iniciam o tratamento a base de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e evitar o agravamento do problema como a retenção urinária ou pedras nos rins.

Algum dos medicamentos mais receitados pelos urologistas são remédios para relaxar os músculos da próstata, como:

  • Tansulosina;
  • Alfuzosina;
  • Doxazosina;
  • Silodosina.

Outros, usados para diminuir os hormônios masculinos para reduzir o tamanho da próstata, como

  • Finasterida;
  • Dutasteride.

E, antibióticos, caso exista inflamação na próstata, assim, irá reduzi-la de maneira significativa.

Esses remédios podem ser consumidos separados ou em combinações. Depende dos sintomas que o paciente apresenta e do tamanho da próstata. Porém, não deve fazer uso em hipótese alguma por conta própria, apenas por prescrição médica.

Tratamento natural para prevenir o inchado da próstata

É possível aliviar os sintomas causados pela próstata inchada através de medicamentos com extratos naturais. Porém, este tipo de procedimento não substitui o tratamento indicado pelo médico, devendo apenas servir como complemento.

Algumas das plantas medicinais utilizadas no tratamento natural incluem:

Saw Palmetto

De nome cientifico Serenoa repens, a planta Saw Palmetto possui muitas propriedades anti-flamatórias e diuréticas que auxiliam na desinflamação da próstata, além de facilitar a passagem da urina.

próstata inchada

Para o efeito ser eficaz é necessário ingerir 1 cápsula ao café da manhã e no jantar. Outra alternativa de consumo é tomar 1 colher de chá em pó de Saw Palmetto misturado em um copo de água, por pelo menos 2 vezes ao dia.

Pygeum africanum

A composição da Pygeum Africanum é poderosa por sua substância ser retirada da casca da árvore africana, sendo muito utilizada para tratar problemas urinários e da próstata, aliviando a necessidade urgente de urinar.

próstata inchada

Você pode comprar essa planta medicinal em lojas que comercializam produtos naturais. Seu consumo deve ser entre doses de 25 a 200 mg diária.

Vale lembrar que todas as alternativas citadas ao longo do post, só são indicadas com prescrição médica. O uso por conta própria pode levar a sérios danos a saúde.

Portanto, caso percebe algum dos sintomas apresentados e suspeite de estar com a próstata inchada, então recomenda-se procurar o médico para um melhor diagnóstico e, caso confirme as suspeitas, iniciar o melhor e mais eficaz tratamento conforme a prescrição.

Autocontrole para não comprometer a saúde sexual

Os transtornos e consequências trazidos por esse problema pode afetar diretamente o desempenho sexual. Isso acontece porque em casos graves, o emocional e o desgaste físico são altamente comprometidos, o que desgasta a potência do homem na hora do sexo.

Para prevenir de tantos problemas sexuais que estão sendo comuns em homens como a ejaculação precoce, disfunção erétil ou próstata inchada, é crucial o individuo entender melhor sobre o funcionamento das partes importantes e que garantam uma qualidade vital para o desempenho sexual.

Método revolucionário

Há alguns anos no mercado surgiu um método revolucionário, natural e sem efeitos colaterais que mudou a vida de muitos homens ao redor do mundo.

Isso porque ele uniu e ensinou como tratar todos os fatores que sabotam a potência sexual do homem.

O programa CAE4S, ficou conhecido no mundo todo por trabalhar e ensinar o homem a prevenir e tratar a ejaculação precoce, disfunção erétil e ter o total controle sobre o prazer através do físico e do psicológico.

Portanto, se você está passando por algum problema sexual ou deseja prevenir-se, então recomendo a clicar aqui e conhecer mais sobre esse método que restaurou a potência sexual de muitos homens.

O blog Homem de Saúde tem a missão de contribuir para uma melhor qualidade da vida sexual masculina. Portanto, estamos à disposição para esclarecer qualquer outras dúvidas relacionadas ao assunto.

Até o próximo post. Abraço!

Equipe Homem de Saúde

O Blog Homem de Saúde não é apenas uma das principais fontes para conseguir informação sobre saúde masculina, como também possui uma proposta consistente de oferecer o material adequado para homens que buscam Qualidade de Vida.

Website: