O que é Ejaculação Precoce: principais causas e tipos de tratamento

Que atire a primeira pedra o homem que nunca teve problema para segurar o gozo pelo menos uma vez na vida. Claro que, quando isso acontece, nos perguntamos se foi só dessa vez ou se a história vai se repetir. Isso nos faz questionar o nosso desempenho e se somos, de fato, um homem precoce. Mas afinal, o que é ejaculação precoce?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU – a ejaculação precoce “é quando o homem ejacula antes, durante ou logo após a penetração, com pouco estímulo sexual e antes do momento desejado”.

Ainda, a ejaculação precoce não é caracterizada como uma doença, mas sim como um sintoma.

O que é Ejaculação Precoce?

Veja que a definição de o que é ejaculação precoce pela SBU é, de certa forma, relativa. Afinal, é difícil dizer o que seria o tempo ideal de controle da ejaculação.

Já a Sociedade Internacional de Medicina Sexual define que a ejaculação precoce é quando o homem ejacula sempre, ou quase sempre, antes de um minuto da penetração vaginal ou cerda de até três minutos após a penetração.

O que há em comum em ambas a definições sobre o que é ejaculação precoce é justamente o fato do homem não ter controle nenhum sobre o sexo. Ou seja, ele é incapaz de segurar a ejaculação para que o ato sexual seja satisfatório para o casal.

o que é ejaculação precoce

Cerca de 30% da população mundial masculina sofre com ejaculação precoce. No Brasil, estima-se que o problema atinja em torno de 25% dos homens.

Portanto, se você tem problemas de ejaculação precoce, saiba que você não está sozinho. E mais (agora vem uma boa notícia), a ejaculação precoce pode ser tratada.

Tipos de Ejaculação Precoce

Podemos dividir a ejaculação precoce em três tipos:

Primária – está presente na vida do homem desde a infância/ juventude. Geralmente é causada por problemas comportamentais como masturbação frequente ou sexo desaprovado.

Secundária – afeta o homem já em sua vida adulta, mesmo que ele nunca tenha tido um episódio da disfunção. Geralmente é consequência de ansiedade, estresse ou outros fatores psicológicos.

Ocasional ou situacional – acontece em uma situação específica ou com uma determinada parceira.

Causas da Ejaculação Precoce

Agora que você entendeu o que é ejaculação precoce, vamos às causas do problema para que você possa entender melhor como combater a disfunção.

Quase 90% dos casos de ejaculação precoce são derivados de fatores psicológicos. No entanto, existem alguns fatores físicos e biológicos que também pode desencadear o problema.

Vale reforçar que a ejaculação precoce é um sintoma, geralmente ocasionado por um problema maior. Por isso é muito importante entender as causas da disfunção, assim é mais fácil de buscar o tratamento mais eficaz.

Fatores psicológicos:

Fatores físicos e biológicos:

  • Fatores genéticos;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Níveis de testosterona desregulados;
  • Diabetes;
  • Hipersensibilidade de glande;
  • Danos no sistema nervoso causado por traumas ou cirurgias;
  • Inflamações e infecções na próstata ou na uretra;
  • Níveis de neurotransmissores acima do normal;
  • Excesso de peso;
  • Problemas no sistema ejaculatório.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que podem facilitar o surgimento da ejaculação precoce. A disfunção erétil, por exemplo, é um deles. O homem, por medo de perder a ereção, pode acabar ejaculando muito antes do tempo desejado.

Outro fator de risco é o estresse. A incapacidade de concentração oriunda da instabilidade emocional causada pelo estresse faz com que seja mais difícil para o homem relaxar e se concentrar no momento.

Sintomas da Ejaculação Precoce

Na maioria das vezes, o diagnóstico de ejaculação precoce vem do próprio paciente. O próprio homem, quando sente que está falhando em satisfazer sua parceira sexualmente tende a perceber o problema.

A grande questão é, que mesmo tendo consciência da disfunção, o homem deixa ou demora para buscar auxílio, geralmente por vergonha. Isso, além de atrapalhar o relacionamento, tende a agravar ainda mais a situação.

O principal sintoma da ejaculação precoce é a falta de controle voluntário sobre o próprio corpo no momento do sexo. Essa falta de controle e incapacidade de proporcionar uma relação sexual satisfatória para sua parceira causa muitos outros danos.

Falta de confiança, baixa autoestima, depressão, insatisfação pessoal… isso é o que é ejaculação precoce e os prejuízos dela para o homem.

o que é ejaculação precoce

Outro ponto que é essencial destacar aqui é a importância do diálogo no relacionamento. Conversar abertamente com a sua parceira e sentir que ela está do seu lado é a força inicial que você precisa para buscar tratamento.

Portanto, se você tem problemas para segurar a ejaculação durante o sexo, fale com ela, converse e explique como você se sente. Não tenha vergonha de expor o problema, mas sim de não buscar uma solução.

Como é feito o diagnóstico da Ejaculação Precoce

Se é a primeira vez que você teve um episódio de ejaculação precoce, é provável que você não tenha muito com o que se preocupar. Nesse caso, basta observar se a situação vai se repetir. Observe também o seu contexto atual, se você está sobre muita pressão no trabalho ou se o relacionamento está indo mal. Sabemos que esses são fatores que podem atrapalhar a performance do homem na cama.

Agora, se o problema começa a ser recorrente, procure um médico. Pode ser um urologista tanto quanto um clínico geral, não importa.

Não existe um exame clínico que comprove a existência da ejaculação precoce. Isso é feito apenas conversando com o médico. Por isso, para facilitar, talvez você precise pensar sobre algumas questões antes da consulta.

Por exemplo, faça uma lista dos sintomas e há quanto tempo eles apareceram. Se você tiver algum histórico médico de cirurgias, procedimentos ou medicações que começou a tomar recentemente, leve também.

O médico te fará muitas perguntas sobre a sua vida sexual, seu relacionamento e sobre sua vida sexual. Responda todas com sinceridade, isso é importante não só para determinar a causa do problema, mas também para encontrar a melhor solução.

Anote também todas as suas dúvidas sobre o assunto, assim você vai poder esclarecer todos os pontos. Não tenha medo de fazer perguntas.

Ao final, talvez o médico peça alguns exames clínicos apenas para saber como está sua saúde. Mas nada com o que você deva se preocupar, mesmo para quem não sabe o que é ejaculação precoce.

Como tratar a Ejaculação Precoce

Como explicamos, há diversos fatores que podem resultar na ejaculação precoce. Logo, cada caso deve ser avaliado individualmente para encontrar a solução mais adequada.

No entanto, existem diversos tipos de tratamentos para ejaculação precoce. Alguns tratamentos são naturais, outros são a base de medicamentos e outros fármacos. Por isso, não deixe de questionar o seu médico sobre os efeitos colaterais que os remédios indicados podem causar.

Tenha em mente também que nenhuma solução é milagrosa. Você pode combinar alguns tipos de tratamento a fim de obter um resultado mais rápido. Mas a cura do problema depende de você, e o primeiro passo é buscar ajuda.

Temos um artigo bem completo sobre todos os tipos de tratamentos para ejaculação precoce, e os prós e contras de cada um. Vale a pena você conferir também antes de marcar a consulta.

Existe Tratamento para Ejaculação Precoce 100% eficaz?
Descubra os prós e contras de cada um deles

Possíveis complicações da Ejaculação Precoce

Mesmo não causando problemas sérios de saúde nos homens, a ejaculação precoce pode levar à outras complicações na vida. Essas complicações geralmente envolvem dificuldade de se relacionar, falta de segurança em si próprio e baixa autoestima.

Além disso, a ejaculação precoce pode alterar o volume de esperma, afetando também a fertilidade do homem.

O que não funciona para tratar a ejaculação precoce

Quando o homem sofre de ejaculação precoce, sua autoimagem fica muito abalada. Como há um certo constrangimento em procurar auxílio médico, eles então recorrem à internet. O problema é que nem todas as informações encontradas na web são verdadeiras e confiáveis.

Muitas vezes, por querem soluções imediatas, os homens podem acabar encontrando soluções que prometem milagres. Quando essas soluções não funcionam, como é o caso de chás e alguns alimentos, ainda não há tanto mal. O problema maior está em comprimidos e remédios que podem atrapalhar a saúde. Isso porque não é possível comprovar a origem desses remédios e se as substâncias são realmente as descritas na fórmula.

Portanto, não compre nenhum tipo de medicamento que não tenha sido prescrito por um médico.

o que é ejaculação precoce

Outras soluções muito buscadas são as pomadas ou cremes retardantes. Esse tipo de produto é muito comum e pode ser encontrado em qualquer farmácia. Seu uso não tem muitas restrições e eles são de baixo custo. Porém, estão longe de ser uma solução.

Os retardantes funcionam, basicamente, diminuindo a sensibilidade peniana por algumas horas. Com isso, é possível que o homem consiga segurar a ejaculação um pouco mais. Para o homem que não sabe bem o que é ejaculação precoce ou a disfunção ainda não tem grande impacto na vida sexual, eles podem até ser uma boa.

No entanto, tome cuidado. Durante a penetração, pode ser que parte do produto, ao entrar em contato com a vagina da sua parceira, cause a mesma sensação nela. Assim, você até pode ganhar alguns minutos a mais, mas provavelmente o orgasmo dela não será tão intenso.

Tratamentos seguros para ejaculação precoce

A busca por um tratamento eficaz e seguro para ejaculação precoce tem aumentado cada dia mais. Isso significa que os homens realmente estão tomando ações em busca da satisfação sexual própria e do casal.

Dentre os tratamentos mais seguros e eficazes para ejaculação precoce, podemos destacar dois: a terapia sexual e os programas de exercícios.

Esses tratamentos funcionam por que buscam tratar a real causa do problema e não suas manifestações. Lembra que eu falei que a ejaculação precoce é um sintoma?

Pois bem, a terapia sexual é uma forma de combater a ejaculação precoce pela raiz. O profissional trabalha como um verdadeiro investigador, tentando entender desde como a sua vida sexual começou até o ponto em que ela se encontra hoje. Essa análise é importante para entender toda a sua trajetória sexual e encontrar em qual ponto houve uma “quebra”, um comportamento errado que está influenciando na sua performance.

Mas a terapia sexual não é uma solução imediata. São necessárias diversas sessões para que o profissional entenda o cenário e comece a introduzir os passos que vão te ajudar no combate à disfunção. Além disso, o custo da terapia pode ser um pouco elevado.

Nesse ponto, os programas de exercícios se tornam uma opção mais acessível. Esses programas geralmente envolvem exercícios que trabalham o lado físico, mental e psicológico. Estes são os três pilares principais para o controle absoluto da ejaculação.

Ou seja, você trabalha fortalecendo a sua musculatura pélvica, aquela mais utilizada durante o sexo, bem como sua mente e suas crenças limitantes. Tudo isso é fundamental para que você consiga ter o controle voluntário sobre o seu corpo.

Principais dúvidas sobre Ejaculação Precoce

Mesmo que você já tenha lido até aqui e provavelmente já sabe o que é ejaculação precoce, ainda é normal que você tenha algumas dúvidas. Por isso, separamos as dúvidas mais comuns dos homens em relação ao assunto

Homens circuncidados têm menos ejaculação precoce?

Não há nenhuma comprovação científica de que a circuncisão tenha alguma relação com a ejaculação precoce.

Usar preservativo ajuda a evitar a ejaculação precoce?

O uso de preservativo pode ajudar a aumentar o tempo de ejaculação, uma vez que ele diminui a sensibilidade peniana. Mas isso não é, nem de longe, uma forma de tratamento, é apenas um paliativo.

É normal ejacular mais rápido depois de muitos dias sem transar?

Existe um estudo que correlaciona a frequência sexual com o tempo de ejaculação. O resultado dos pesquisadores aponta que sim, a abstinência pode influenciar no controle da ejaculação.

Portanto, espero que tenha ficado claro para você o que é ejaculação precoce e quais os prejuízos que ela pode causar na sua vida. Assim, se você sofre com o problema, procure auxílio médico e não deixe de conversar com sua parceira.

Um abraço e até a próxima.

Davi Ribeiro

Davi Ribeiro começou a trilhar um longo caminho de autoconhecimento, buscando informações no Brasil e também no exterior, para entender melhor o seu problema. Com o passar do tempo, ele acabou adquirindo muito conhecimento e, assim, se tornou um especialista na área de sexualidade masculina.

Website: https://www.ejaculandocomcontrole.com/cursos-recomendados/