Músculo Pubococcígeo: Saiba Como Exercitá-lo para Garantir mais Controle e Prazer

Músculo Pubococcígeo: Saiba Como Exercitá-lo para Garantir mais Controle e Prazer
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A anatomia masculina tem um compilado de músculos que fazem com que o organismo funcione corretamente. Um desses músculos é o pubeo-coccígeno (PC ou músculo pubococcígeo) que interfere na parte sexual do corpo do homem.

Portanto, no presente texto, vamos ensinar como é possível fortalecê-lo e outras informações importantes.

O que é músculo pubococcígeo?

Primeiramente, vamos saber o que é o músculo pubococcígeo.

É um tipo de tecido muscular que está presente tanto no sexo masculino quanto no sexo feminino.

Só para ilustrar, ele está localizado entre o cóccix e o osso pubiano, ele ampara os movimentos e serve de apoio aos órgãos pélvicos.

Como ocorreu essa descoberta?


Em 1940, um médico ginecologista norte-americano chamado Arnold Kegel criou uma série de exercícios que tinham como propósito o fortalecimento do músculo PC.

Por consequência, ao tratar pacientes mulheres que sofriam de incontinência urinária, que é a perda involuntária da urina pela uretra, Kegel percebeu que ao fortalecer os músculos da região perineal o problema poderia ser resolvido sem métodos mais invasivos, ou seja, sem necessidade de realizar uma cirurgia.

Pouco depois identificou que esses mesmos exercícios que as mulheres praticavam poderiam beneficiar também os homens, de outra maneira.

Portanto, os exercícios de Kegel são, atualmente, uma das formas mais naturais e eficazes de combater a ejaculação precoce.

Assim, o objetivo dos exercícios de Kegel era de tonificar o músculo PC para ajudar pessoas com problemas de incontinência urinária, mas por consequência, outras complicações de cunho sexual, como a própria ejaculação precoce, também seriam resolvidas.

Dessa forma, há um desenvolvimento completo do controle dos músculos relacionados ao processo ejaculatório, resultando na diminuição do tempo entre orgasmos e aumentando, dessa forma, a saúde da próstata.

Os músculos são essenciais na saúde sexual, pois são os responsáveis pela liberação do sêmen, ou seja, pela ejaculação.

A Origem do Pompoarismo Masculino

Entretanto, é importante destacar que os exercícios de Kegel, também são conhecidos como pompoarismo masculino.

Apesar de muito eficazes, são apenas uma das formas de tratar a ejaculação precoce.

Há outros tratamentos que podem ser feitos para solucionar o problema.

O termo pompoarismo é originário de uma língua falada no Sri Lanka e no sul da Índia chamada Tâmil e quer dizer controle mental sobre o músculo pubococcígeo, além dos músculos circunvaginais e os grandes lábios da vulva da mulher.

Porém, a seguir explicaremos de que maneira alguns exercícios próprios para homens irão ajudar a elevar a virilidade, a autoestima e o autocontrole.

Os exercícios são realizados exclusivamente pelo estímulo da musculatura, ao contrair e relaxar, não havendo nenhuma razão para se preocupar.

É importante que se esqueça a ideia de que pompoarismo está atrelado somente ao universo feminino e compreenda que há muitos benefícios que a prática pode proporcionar para a vida sexual e ao cotidiano do indivíduo.

O pompoarismo é uma sucessão de exercícios que despertam a contração do períneo. Os exercícios podem ser realizado com base em  movimentos de contração, que podem ser feitos de forma livre.

Pompoarismo para o Músculo Pubococcígeo e para o Homem

A prática do pompoarismo masculino possibilita que o homem tenha mais consciência e controle da sua própria ereção.

A princípio, o mais seguro é que os exercícios sejam feitos de maneira autônoma, com o passar do tempo, à medida que os músculos do assoalho pélvico vão adquirindo maior tonificação.

Assim como muitos tratamentos, os exercícios são muito simples e fáceis de serem realizados para garantir satisfação sexual.

O exercício de Kegel, comumente chamado de pompoarismo masculino, não é novidade alguma, mas pelo menos no Brasil, a técnica não é muito comentada.

Clique aqui para conferir outros tratamentos para combater a ejaculação precoce.

Saiba localizar o Músculo Pubococcígeo


Para utilizar e exercitar o seu músculo PC, primeiro você precisa localizá-lo. Uma boa oportunidade para fazer isso é quando você for urinar.

Faça xixi usualmente por um tempo e durante a ação pare. Você sentirá um músculo contrair internamente, essa exata região é o músculo
pubococcígeo .

Como e por que fazer os exercícios?


Como já foi falado acima, os exercícios podem tratar uma série de complicações, como incontinência urinária e ejaculação precoce.

Porém, se você não apresenta nenhuma das condições citadas e quer realizar os exercícios, eles também podem trazer benefícios como segurar a urina por mais tempo, ter ereções cada vez mais fortes, ejacular no momento certo e evitar a impotência sexual.

Músculo Pubococcígeo fraco

Quando o músculo não possui muita desenvoltura e está fraco, você pode ter alguns problemas relacionado aos órgãos pélvicos, como os genitais e o canal urinário.

Esse tecido muscular é responsável por muitas partes de extrema importância para a saúde do corpo como a continência urinária, a ereção e a ejaculação.

Se ele está mal desenvolvido, é um sintoma de que você pode ter disfunções nessas três regiões importantes do corpo.

Além do mais, os exercícios e o fortalecimento do músculo PC possibilitam que o homem sinta mais tesão, melhorando consideravelmente a atividade sexual.

Para fortalecer o Músculo Pubococcígeo

Para fortalecer o músculo, é necessário  fazer os exercícios de contração e de segurar o músculo contraído pela quantidade de tempo máximo que conseguir.

Os exercícios têm que ser feitos diariamente para que você consiga atingir todos os resultados esperados.

Quando devo fazer os exercícios?

O músculo PC no homem deve ser treinado todos os dias com exercícios simples.

Um exercício recomendado pelo Kegel é flexionar o músculo por 20 vezes consecutivas, mantendo a flexão por um segundo ou dois.

Essa contração pode ser feita por mais vezes com o passar do tempo.

Após muito treino as pessoas conseguem segurar a contração muscular por mais de um minuto.

Benefícios do Pompoarismo Masculino

Essas atividades vão garantir a sua autonomia na hora de fazer xixi. Não será necessário mais dar aquelas corridinhas para ir ao banheiro, além de melhorar o desempenho sexual.

No entanto, nos homens, os exercícios de kegel  melhoram a tensão do músculo pubeo-coccígeno, elevam os testículos, fortificam o músculo cremáster (que tem como função a manutenção da temperatura do testículo)  e o esfíncter anal (músculo de fibras circulares que funciona como uma válvula para a saída das fezes).

Por esse motivo, promovem o aumento da sensibilidade da região genital, elevando, por consequência, a autoestima, dando mais qualidade de vida ao praticante do exercício.

É o músculo pubococcígeo que faz o pênis ficar ereto. Tire a prova. Quando você faz força para o que o pênis fique ereto, o músculo PC se contrai.

É o mesmo que você utiliza na hora de urinar.

Por isso, é evidente a percepção da intervenção desse músculo no sexo e também no sistema urinário.

Os exercícios,  além de serem ótimos para tratar a incontinência urinária e a ejaculação precoce, são fundamentais após a retirada da próstata e por esse motivo, devem ser feitos diariamente após a cirurgia.

De modo geral, os benefícios dos exercícios envolvem:

  • O controle sobre as fezes;
  • A relação sexual;
  • A saúde da próstata;
  • A sensibilidade da região íntima;
  • O tempo de ejaculação;

Exercitar o Músculo Pubococcígeo combate:

  • A incontinência urinária;
  • A ejaculação precoce.

Saiba as causas e como a incontinência urinária masculina pode ser tratada.

É possível expandir o Músculo Pubococcígeo?

O músculo PC atua como qualquer músculo comum do corpo humano.

Se você fizer os exercícios, ele pode fortalecer e ficar mais avolumado. Portanto, basta fazer os exercícios que ele irá crescer.

E como posso treinar o músculo?

O passo fundamental é começar aos poucos.

Faça várias vezes o exercício de contrair o pubeo-coccígeno por um tempo mínimo. No passar dos dias, aumente o tempo de contração até ficar fera nos exercícios.

Os exercícios  de Kegel, por serem práticos e simples, podem ser praticados em qualquer lugar que tenha um banheiro disponível, no caso dos homens.

A prática exercícios é discreta. Não é percebida por outras pessoas próximas após o ato.

A forma correta para iniciar os exercícios é durante a micção.

Para sentir o músculo, sente-se no assento do vaso sanitário com as pernas abertas e urine.

E para realizar os exercícios de Kegel masculino, inicialmente o homem precisa urinar e durante o processo ele deve:

  • Diminuir ou interromper o jato da urina durante o ato para poder reparar no músculo que deve ser trabalhado;
  • Contrair o músculo que foi identificado no momento em que parou ou diminuiu o jato de urina.

A contração deve ser feita com força, mas no começo do exercício  é comum que dure por volta de 1 segundo.

Porém, com a prática, a contração poderá ser feita por mais tempo.

As vantagens do Pompoarismo Masculino

Veja uma explicação mais detalhada da importância do exercício de Kegel, popularmente conhecido como pompoarismo masculino, neste vídeo:

Conforme explicado por Davi Ribeiro no vídeo acima, quando os músculos são fortalecidos, eles tendem a melhorar a circulação sanguínea da região e há uma melhor distribuição de testosterona pelo corpo e mais qualidade na ereção.

Dessa forma, os exercícios de kegel devem ser feitos  pelo menos 3 a 8 vezes todos os dias, e o número de contrações que precisam ser realizadas são de 300 ao todo.

Após aprender a contrair o músculo de forma correta, os exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, sentado, deitado ou em pé.

Inicialmente é mais fácil começar os exercícios de kegel deitado de lado.

Quando os resultados serão perceptíveis?

Os resultados dos exercícios de kegel podem ser percebidos no primeiro mês de prática, mas se tratando da incontinência urinária, o resultado pode demorar cerca de  3 meses até 1 ano para ser percebido e por muitas vezes pode ser preciso fazer outros procedimentos fisioterapêuticos.

Além do mais, existem alguns  exercícios que ajudam, também, no tratamento da ejaculação precoce.

Pois, além do problema ter razões psicológicas, a ejaculação precoce afeta também o nosso físico.

Por isso, é muito fundamental  regular o tratamento à prática de exercícios para fortalecer a região, conhecida como o músculo PC.

Embora Kegel tenha popularizado a técnica de fortalecimento da região pélvica, ela é bem mais antiga.

Os povos do oriente já utilizavam exercícios semelhantes em suas culturas, como uma filosofia comportamental para o desenvolvimento do homem.

A prática nasceu no sul da Índia e foi se popularizando e espalhando pelo mundo.

De fato, pompoarismo é o ato do pompoar.

Esse exercício sexual conhecido por grupos distintos de pessoas na Tailândia, Índia, Indonésia e diversos países orientais, tem se propagado por todo o mundo.

O método milenar foi desenvolvido pelos  povos orientais aproximadamente há mais de 1.500 anos.

Assim, a série de exercícios de Kegel são um aprimoramento dessa prática milenar ajustada para as deficiências atuais.

Exercícios de kegel para homens:

músculo pubococcígeo


1 . Reter o fluxo da Urina

Até se habituar com os exercícios, dois dias de prática são fundamentais. Depois de identificar os músculos, tente reter o fluxo da urina algumas vezes, deixe passar apenas um fio do líquido em cada relaxamento.

Os músculos precisam ser contraídos durante 3 ou 4 segundos, repetindo o procedimento umas 10 vezes.

Repita o exercício 6 vezes ao dia nos próximos 2 dias.

É necessário urinar toda vez para fazer os exercícios?

Não, não é necessário.

Após o período de adaptação de reconhecimento do músculo e contração, não será mais preciso urinar para a prática do exercício.

Você poderá fazer os exercícios de Kegel em qualquer lugar.

2. Contrações mais rápidas

Assim como qualquer exercício físico, os exercícios de Kegel necessitam de frequência: faça 20 contrações, 6 vezes ao dia.

Na segunda seguinte, os exercícios Kegel podem ser seguidos com contrações mais rápidas para se aproximar das sensações do orgasmo.

Séries de 10 contrações rápidas precisam ser repetidas 6 vezes por dia.

Com a finalidade de aprimorar o efeito sobre a ejaculação precoce, adicione um elemento erótico para trabalhar com o seu psicológico também.

Durante a realização das séries, se concentre no erotismo, imagine algo que te excite.

Deste modo, as contrações dos músculos pélvicos se vincularão à excitação sexual.

3. Aumente o número das repetições

O número das repetições deve ser aumentado na terceira semana.

As séries de contrações mais demoradas devem ser repetidas de 3 a 4 segundos 100 vezes e as de 1 ou 2 segundos, 300 vezes ao dia.

O número de repetições deve ser aumentado gradualmente, pois os músculos pubeo-coccígenos, assim como qualquer outro músculo do corpo, podem doer por fadiga.

Fazendo os exercícios regularmente durante uns seis meses, seus músculos estarão preparados para controlarem o tempo da ejaculação.

Davi Ribeiro

Davi Ribeiro começou a trilhar um longo caminho de autoconhecimento, buscando informações no Brasil e também no exterior, para entender melhor o seu problema. Com o passar do tempo, ele acabou adquirindo muito conhecimento e, assim, se tornou um especialista na área de sexualidade masculina.

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