10 doenças causadas pelo excesso de gordura corporal

A obesidade é uma doença crônica e se caracteriza pelo excesso de gordura corporal. Estudos feitos pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO – apontam que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Entretanto, os brasileiros desconhecem as complicações que podem ser desencadeadas pela obesidade e como ela pode se tornar um problema sério.

Segundo a Organização Mundial de saúde – OMS – estima-se que uma em cada três pessoas no mundo esteja acima do peso. Além disso, a taxa de mortalidade entre os obesos é superior à de quem está em seu peso ideal. Isso porque o excesso de gordura corporal colabora para agravar problemas de saúde já existentes.

A obesidade vem crescendo cada vez mais no país e por isso se tornou um problema de saúde pública. Entre as maiores causas do problema está a má alimentação e também a falta de atividades físicas regulares.

No artigo de hoje vamos abordar as principais doenças causadas pela obesidade e como é importante levar um estilo de vida mais saudável.

Como saber se estou acima do peso

O IMC – índice de massa corporal – é calculado com base na relação entre peso e altura, porém, ele não pode ser considerado um índice absoluto para medir a gordura corporal. Outras medidas devem ser levadas em consideração.

De qualquer forma, o IMC é capaz de fornecer uma ideia inicial sobre o índice de gordura corporal. Para calcular o IMC usa-se a seguinte fórmula:

IMC = peso / (altura x altura)

Portanto, um homem que mede 1,70m e pesa 70kg tem um IMC de 24,22, o que pode ser considerado normal. Veja abaixo a tabela de referência:

gordura corporal

Faça o cálculo do seu IMC para saber se está acima do peso

Powered by YAZIO

Doenças causadas pelo excesso de gordura corporal

Como falamos, o excesso de gordura corporal pode agravar algumas doenças ou até mesmo facilitar o surgimento de novas. A obesidade e o sobrepeso desencadeiam problemas de saúde que poderiam ser evitados.

No brasil, metade da população está acima do peso e a tendência é que esse número aumente ainda mais. Veja o Mapa da Obesidade de acordo com as regiões do país:

gordura corporal

Muitas vezes não relacionamos algumas doenças com o excesso de peso. Por isso resolvemos listar 10 das principais doenças causadas pela obesidade.

#1 Doenças cardíacas

São doenças relacionadas ao coração e incluem ataque cardíaco, angina e parada cardíaca. O excesso de gordura corporal cria um bloquei nas artérias, impedindo que o sangue chegue ao coração ou causando uma alteração no ritmo cardíaco.

Pessoas obesas têm maior chance de sofrer um ataque do coração antes dos 35 anos.

#2 Disfunção erétil

Homens obesos têm maior chance de desenvolver disfunção erétil. Isso porque o excesso de gordura prejudica a circulação sanguínea, dificultando o bombeamento de sangue para pênis. Como resultado o homem tem dificuldade de ter uma ereção ou de mantê-la por mais tempo.

Na verdade, poucos homens associam a impotência sexual com a obesidade. Uma pesquisa realizada com dois mil homens mostrou que aproximadamente 86% deles relaciona a disfunção erétil como resultado do estresse do trabalho, baixa qualidade de vida e alteração nos níveis hormonais.

gordura corporalSim, é fato que esses fatores são responsáveis pela impotência sexual. Porém, o excesso de gordura corporal é um agravante do problema.

Além de prejudicar o fluxo de sangue que é enviado para o pênis, como explicamos, a obesidade atrapalha a auto estima do homem e interfere na produção de testosterona. Como sabemos, a testosterona tem papel fundamental na libido e no desempenho sexual do homem.

Hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada ajudam a controlar o peso e melhoram a potência sexual masculina. Na verdade, existem pequenas mudanças que podem aumentar a potência sexual em até 10 dias de forma significativa. Para saber mais, clique aqui e acesse nosso material gratuito.

#3 Osteoartrite

O sobrepeso acarreta em uma pressão maior nas articulações e desgasta a cartilagem. Como resultado, a pessoa sente dores intensas nos joelhos, costas e quadris, principalmente.

Além disso, o excesso de gordura corporal aumenta as chances do indivíduo ter uma lesão na coluna, pois ela carrega o peso do corpo.

#4 Acidente Vascular Cerebral – AVC

Um AVC é uma condição onde determinada parte do cérebro para de receber sangue, provocando a morte das células.

Existem dois tipos mais comuns de AVC, o isquêmico, onde um coágulo impede a passagem de sangue para o cérebro, e o hemorrágico, onde um vaso sanguíneo explode.

#5 Diabetes

A diabetes é caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue.

Pesquisas indicam que 80% dos diabéticos tipo 2 são obesos. O excesso de gordura corporal provoca mudanças nas células, tornando-as mais resistentes à insulina. Por sua vez, a insulina é responsável por transformar o açúcar em energia.

Portanto, a falta de insulina eleva os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

A diabete também afeta o desempenho sexual do homem. Isso porque a doença causa danos em todos os nervos do corpo, inclusive nos do pênis. Isso atrapalha tanto para ter como para manter a ereção.

Homens com diabetes têm três vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil. Além de adotar um estilo de vida mais saudável, há alternativas naturais para tratar a impotência sexual e melhorar o desempenho na cama. Essas técnicas podem ser aplicadas por qualquer homem, independente da idade ou do tempo de relacionamento.

Para saber como ter ereções mais fortes e duradouras de forma 100% natural, clique aqui.

gordura corporal

#6 Câncer

Um câncer é quando as células de uma parte do corpo crescem de forma anormal. Muitas vezes essas células defeituosas se espalham para os órgãos do corpo.

Pessoas com excesso de gordura corporal têm 50% mais chances de desenvolver câncer. Isso porque as células de gordura liberam hormônios que contaminam as células do crescimento.

#7 Hipertensão

Para bombear sangue para o corpo através das artérias é necessário que ocorra uma pressão. Quando essa pressão é muito grande (acima de 140/90 mm Hg) ocorre o que é chamado de hipertensão.

O sobrepeso eleva a pressão porque é necessário que o coração bombeie mais sangue. Além disso, o excesso de gordura corporal pode provocar falhas nos rins, órgão responsável por regular a pressão sanguínea.

#8 Doença renal

Vimos aqui que a obesidade causa diabetes e hipertensão, doenças que também afetam os rins. Quando os rins não funcionam corretamente, eles são incapazes de filtrar as toxinas no sangue. As consequências disso para o corpo podem ser fatais.

Na verdade, o excesso de gordura corporal em si já é capaz de causar alterações significativas no órgão.

#9 Apneia

Apneia é quando a pessoa para de respirar durante o sono.

O acúmulo de gordura no pescoço quando a pessoa está acima do peso deixa as vias aéreas menores, dificultando a respiração, causando falta de ar e ronco.

#10 Infertilidade

Estar obeso pode causar sérias alterações na produção de hormônios. Para o homem, por exemplo, o excesso de gordura corporal atrapalha a produção natural de testosterona.

Homens obesos também têm maior chance de ter uma baixa contagem de esperma.

Além dessas doenças que citamos aqui, há outras que estão relacionadas ao excesso de gordura corporal:

  • Colesterol alto
  • Infecções dermatológicas
  • Úlceras
  • Câncer
  • Pedras na vesícula biliar
  • Trombose
  • Esteatose hepática:
  • Depressão
  • Asma
  • Neoplasia

Tenha uma vida mais saudável

Gordura não é sinal de saúde, muito pelo contrário. Quando éramos crianças, nossas mães costumavam achar que um filho rechonchudo era muito mais saudável, portanto, sempre nos incentivavam a comer.

A verdade é que o que atrapalha não é a quantidade de comida que ingerimos, mas sim a qualidade dessa comida. Uma alimentação baseada em gorduras, carboidratos, açúcar e alimentos industrializados só tende a nos fazer mal.

A principal causa da obesidade é a combinação de alimentação inadequada e sedentarismo. Portanto, a forma mais eficaz de eliminar o excesso de gordura corporal é através de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Muitas vezes o excesso de peso nos deixa desanimados. Principalmente porque acaba por tornar mais difícil praticar qualquer tipo de atividade que exija um certo esforço físico. Para isso, podemos precisar de uma forcinha.

Existem alguns suplementos naturais a base de ervas que podem nos dar o estímulo necessário e a disposição que o corpo precisa. Esses suplementos não têm contraindicações e nem efeitos colaterais, mas seus benefícios são surpreendentes. Clique aqui para conhecer.

 

Além disso, é preciso se alimentar direito. Fuja das dietas que prometem eliminar 30kg em uma semana. Além de ser difícil de manter, passar fome não é a solução para perder peso de forma saudável.

O ideal é que você procure uma nutricionista que vai avaliar o seu índice de gordura corporal e trabalhar uma reeducação alimentar. Combine essa alimentação saudável com exercícios físicos adequados e suplementos, e você terá uma melhora na sua qualidade de vida.

Se você já é adepto de uma vida saudável, conte para gente nos comentários como você se sentiu com a mudança.

Um abraço e até breve.

Equipe Homem de Saúde

O Blog Homem de Saúde não é apenas uma das principais fontes para conseguir informação sobre saúde masculina, como também possui uma proposta consistente de oferecer o material adequado para homens que buscam Qualidade de Vida.

Website: