Combinar Exercício Aeróbico e Treinamento com Peso é capaz de queimar até 3X mais Gordura Corporal

“Para pessoas obesas com mais de 64 anos, a combinação entre exercício aeróbico e treinamento com peso é a melhor opção para aprimorar a função física, pois supera os benefícios de se praticar só uma das duas formas de atividade”.

Essa conclusão é de um novo estudo publicado na revista New England Journal of Medicine.

Acompanhando um grupo de teste, foi constatado que realizar duas modalidades de atividade física em sessões alternadas, reduz em 9% o peso corporal no período de seis meses, a depender do metabolismo do indivíduo, mas, combinar uma modalidade de exercícios físicos com práticas de aeróbica, demonstrou resultados muito melhores: promove proteção contra perda muscular e óssea.

O que é e Como funciona o Exercício Aeróbico?

O treinamento de resistência, é a combinação do exercício aeróbico e o treinamento com peso, para promover a boa circulação, queima de caloria e resistência muscular. Esse tipo de exercício faz com que nosso corpo consiga trabalhar um grande grupo de músculos de forma ritmada.

exercício aeróbico

Para realizar o exercício aeróbico é preciso respirar adequadamente, pois essa modalidade exige que os músculos gastem mais oxigênio para produzir energia.

“Tem efeitos complementares em melhorar sua função física. De modo geral, o paciente sente isso, e conseguimos documentar objetivamente.” – Dr. Dennis Villareal, do DeBakey VA Medical Center

Nos primeiros segundos de prática, esse exercício provoca uma quebra das moléculas de ATP, responsáveis pelo armazenamento de energia em nosso organismo. Essas moléculas de energia se encontram nas células musculares e depois de quebradas elas de transformam em glicose, principal ativo para dar energia ao corpo.

Nesse longo processo biológico, é formada a Acetilcoenzima A, essa enzima reage com o oxigênio da respiração e produz ainda mais ATP (energia) que outros exercícios físicos, produzindo ainda mais glicose para o organismo.

Como a glicose é um ativo fundamental para o funcionamento do nosso corpo, inclusive do cérebro, o nosso organismo evita utilizar em excesso esse ativo e passa a utilizar primeiro as moléculas de gordura, para não gastar a reserva de glicose, a fim de produzir energia.

Como o exercício aeróbico precisa dessa energia para os músculos, ele gasta a gordura dos músculos e de outras partes do corpo e, portanto, o exercício aeróbico é mais efetivo e produz melhores resultados.

Porque o Exercício Aeróbico é tão importante?

Essas descobertas têm sido muito importantes, pois com o aumento do número de indivíduos idosos com sobrepeso na sociedade atual e com o aumento da expectativa de vida, preocupa-se mais com a qualidade de vida desses adultos e é preciso monitorar as atividades que eles possam promover para melhorar a saúde.

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Um terço das pessoas nos Estados Unidos são obesas e sofrem com doenças associadas ao sobrepeso, mas essas pessoas, e outros órgãos de saúde, temem a perda de gordura por acreditarem que ossos e músculos também poderiam sofrer perdas e tornar, assim, a saúde mais frágil.

Ter medo do Exercício Aeróbico não tem fundamento

O estudo que citamos no início desse artigo do New England Journal of Medicine, avaliou 160 voluntários do Novo México com um IMC (índice de massa corporal) igual ou maior que 30, considerado condição de obesidade; que não tinham costume de práticas saudáveis, como realizar exercícios físicos.

exercício aeróbico

Do total, 141 participantes seguiram no estudo até o fim. Desses indivíduos, os voluntários fizeram sessões de 60 minutos de exercício aeróbico ou treino com peso três vezes por semana por seis meses. Foi constatado que eles obtiveram uma melhora de performance em 14% nas atividades cotidianas. O que já era um resultado impressionante.

Já os indivíduos que combinaram o exercício aeróbico e o treino com peso, tiveram uma melhora de 21%!

“Em essência, o grupo que combinou as duas atividades. Todos os atletas de competição sabem que os melhores resultados vêm de uma combinação de força, resistência e treino técnico” –  disse o médico Benjamin Levine, diretor do Instituto para Exercício e Medicina Ambiental em Dallas

Exercício Aeróbico: quais os Benefícios para a saúde

Além de promover a queima de gordura em diversas partes do corpo, como citamos anteriormente, o exercício aeróbico é indicado também para indivíduos da terceira idade, por promoverem o equilíbrio mais adequado da saúde e dos processos biológicos, como:

Aumento do Metabolismo

Apesar de termos a sensação que praticar exercícios não oferece resultados coerentes ao esforço da prática, por causa da pequena quantidade de calorias gastas, a verdade é que mesmo exercícios moderados já têm o poder de aumentar o metabolismo. A questão é que, o efeito de queima de gordura e aceleração do metabolismo, é maior e mais efetivo após o período de exercício.

Mantém os Músculos Ativos

A maior parte de gordura que é consumida se localiza nos músculos, por isso se você deseja perder gordura e tonificar os músculos é preciso conseguir manter ou aumentar sua massa muscular. Não realizar exercícios, faz com que você perca massa muscular e reduz sua habilidade de queimar gordura, logo, a gordura irá aumentar e seus músculos ficarão menos ativos, coberta pela camada excessiva de gordura.

Aumenta as Enzimas que Oxidam Gorduras

A gordura corporal não é queimada sem que se perca gordura nos músculos primeiro. Os músculos têm enzimas muito específicas que queimam apenas a gordura ali localizada. Pesquisas demonstram que pessoas que se exercitam regularmente têm muito mais enzimas que queimam gordura nos músculos do que pessoas que não se exercitam.

Em outras palavras, os exercícios aumentam a habilidade do corpo de queimar gordura de forma mais eficiente, portanto, quanto mais você se exercitar, quanto mais você usar seus músculos, mais enzimas que queimam gordura seus músculos irão desenvolver para queimar mais gordura no restante do corpo.

10 tipos Práticos de Exercício Aeróbico

  • Caminhada;
  • Trekking ;
  • Natação ;
  • Hidroginástica;
  • Spinning;
  • Kickboxing ;
  • Aero Jump;
  • Body Pump;
  • Step;
  • Pular corda.

Outros Benefícios do Exercício Aeróbico para a Saúde

  • Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração;
  • Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco;
  • Tonificação da musculatura;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Elevação do número de células vermelhas do sangue;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência;
  • Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

Davi Ribeiro

Davi Ribeiro começou a trilhar um longo caminho de autoconhecimento, buscando informações no Brasil e também no exterior, para entender melhor o seu problema. Com o passar do tempo, ele acabou adquirindo muito conhecimento e, assim, se tornou um especialista na área de sexualidade masculina.

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