9 doenças que mais afetam a saúde do homem e como se prevenir

Você tem o hábito de ir ao médico? Quando foi a última vez que você fez um check-up? Homens são mais negligentes em relação a própria saúde e isso os pode estar matando. A primeira Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – CNVS – trouxe como tema principal a saúde do homem e apontou dados alarmantes.

Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres. A cada cinco pessoas que morrem, entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Devido a questões culturais da nossa sociedade, sempre coube a mulher a responsabilidade pela saúde, enquanto o homem é visto como provedor do lar.

A coordenadora nacional de saúde do homem do Ministério da Saúde, Angelita Herrmann, faz um alerta: “é preciso chamar atenção dos homens para o autocuidado. Homem não é super-herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. Essa cultura do não se olhar é que faz com que os homens morram antes das mulheres”.

Um levantamento feito pelo Centro de Referência a Saúde do Homem de São Paulo apontou que 70% dos homens que procuram o médico tiveram influência da esposa ou dos filhos. Dentre esses, mais da metade chegou com doenças em estágios avançados devido a adiarem a ida ao consultório.

Esses dados nos fazem chegar a seguinte conclusão: para um envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida, a saúde preventiva é de extrema importância.

Assim, no artigo de hoje vamos falar da importância da prevenção e apresentar as principais doenças que mais põe em risco a saúde do homem.

É melhor prevenir do que remediar

Está cada vez mais claro que a saúde é consequência das nossas escolhas e hábitos de vida. Portanto, adotar hábitos saudáveis, entre eles o de saúde preventiva, é garantia de uma melhor qualidade de vida.

O diagnóstico precoce de doenças, além de aumentar as chances de tratamento, pode salvar uma vida. Por exemplo, o câncer de próstata, quando diagnosticado em seu estágio inicial, as chances de cura chagam a ultrapassar os 90%.

saúde do homem

Por isso, alguns exames têm que fazer parte da rotina do homem. Angelita ainda afirma: “é preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável”

Portanto, não temos dúvida. Comer bem, praticar atividade física e acompanhamento médico rotineiro são essenciais para manter a saúde do homem em dia.

Existem algumas doenças mais comuns entre os homens e que mais afetam sua saúde. Abaixo, fizemos uma lista para que você possa tomar os cuidados necessários e prevenir essas doenças.

Doenças mais comuns que afetam a saúde do homem

Voltamos a pergunta: quando foi a última vez que você procurou um médico para uma consulta de rotina e saber como anda a sua saúde?

Como vimos, os homens não têm o hábito e cuidar da própria saúde. Veja as doenças que mais põe em risco a saúde do homem e como fazer para se prevenir.

1. Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e seu tratamento pode trazer efeitos colaterais desagradáveis, como impotência sexual e incontinência urinária. Por esse motivo, é muito importante sua prevenção.

Como falamos aqui, o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura em mais de 90%. Por isso, é importante fazer o exame preventivo com o urologista pelo menos uma vez ao ano.

Além disso, uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais, pelo menos 30 minutos de exercícios diários, livre de álcool e cigarros contribuem para o não desenvolvimento da doença.

2. Disfunções sexuais

Mesmo não sendo considerada uma doença fatal, a ejaculação precoce e a impotência sexual são disfunções enfrentada por muitos homens. Além disso, elas contribuem para outros problemas como depressão e ansiedade, afetando diretamente a vida conjugal e social do homem.

São poucos os casos em que a ejaculação precoce é decorrente de causas físicas. A maioria dos homens que sofrem com o problema são por causas psicológicas.

Para prevenção e tratamento da impotência e da ejaculação precoce, cabe novamente adotar uma rotina com hábitos saudáveis. Alimentação balanceada e exercícios para fortalecimento da região púbica masculina.

Nesse vídeo é possível entender um pouco mais sobre as causas da ejaculação precoce e como é possível prevenir e tratar o problema de forma 100% natural, sem uso de medicamentos. Clique aqui para assistir.

saúde do homem

3. Doenças cardiovasculares

A aterosclerose, ou doença cardiovascular, consiste no desenvolvimento de placas de gordura que bloqueiam as artérias no coração e no cérebro. Como resultado, esse bloqueio pode causar um ataque cardíaco ou um AVC.

A aterosclerose é uma das doenças que mais afeta a saúde do homem e pode ser fatal. Para prevenir, basta adotar uma alimentação livre de gorduras e a prática de atividades físicas regularmente.

4. Câncer de pulmão

Tem início como uma simples tosse, mas pode indicar algo muito mais grave. O maior responsável pelo câncer de pulmão é o tabaco.

O câncer de pulmão é extremamente agressivo e pode se espalhar rapidamente por outras partes do corpo.

A prevenção é fácil: basta evitar o cigarro ou estar próximo de alguém que fuma. Afinal, a fumaça é tão nociva quanto o próprio cigarro em si.

5. Depressão e suicídio

O suicídio entre os homens aumentou muito nos últimos anos. Isso pode estar relacionado diretamente à falta de incentivo para os homens buscarem ajuda psicológica.

saúde do homemNos homens, a depressão geralmente apresenta sintomas diferente do que nas mulheres. Muitas vezes é caracterizada por raiva, irritação ou aumento na agressividade.

A queda nos níveis de testosterona também pode ocasionar depressão. Para evitar esse problema é importante manter seus níveis elevados. Além de suplementos, há formas naturais para aumentar os níveis de testosterona produzidos pelo organismo. Para acessar nosso material gratuito e saber como bombar a produção do hormônio no corpo, clique aqui.

A depressão é um distúrbio emocional grave que pões em alto risco à saúde do homem. Portanto, mesmo que os sintomas da depressão não sejam aparentes, procure ajuda de um especialista.

6. Diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa e por isso uma grande vilã da saúde do homem. Os altos níveis de glicose no sangue podem ocasionar em insuficiência renal, cegueira, AVC, ataque cardíaco e até mesmo amputação de membros.

Portanto, se você notar que tem mais sede do que o normal, ou que o volume de urina aumento de forma desproporcional, procure um médico ou uma farmácia e faça um exame para medir a taxa de glicose.

Para diminuir o risco de diabetes evite o consumo elevado de carboidratos como arroz, batata e massas, e também diminua o consumo de doces. Tudo isso faz aumentar a glicose no sangue.

7. Doenças no fígado

Manter a saúde do fígado é importante porque ele tem um papel significativo na digestão. É através do fígado que o corpo absorve os nutrientes e descarta agentes que podem prejudicar o organismo.

Doenças hepáticas como cirrose, câncer de fígado, doença hepática alcoólica ou autoimune geralmente são ocasionadas pelo cigarro. Portanto, pense duas vezes antes de fumar.

8. Câncer de pele

Considerado o câncer que mais afeta a saúde do homem, o câncer de pele exige atenção redobrada.

Para se prevenir é mais simples do que se pensa: adote o uso de protetor solar e evite se expor ao sol nos horários mais nocivos, entre 10h e 16h.

É importante também observar o aparecimento de pintas e manchas na pele. Caso elas comecem a aumentar ou mudar de formato, procure um dermatologista.

9. HIV

Segundo o Ministério da Saúde, o número de homens portadores de HIV cresceu consideravelmente. Em homens entre 20 e 24 anos, a taxa de detecção da doença passou de 16,2 casos para cada 100 mil habitantes, em 2005, para 33,1 casos em 2015.

O HIV ataca diretamente o sistema imunológico, por essa razão é muito fácil confundir o vírus com uma gripe ou um simples resfriado.

O problema mais grave é que o vírus não tem cura, e outras pessoas podem ser infectadas com ele facilmente.

O contágio ocorre através do contato com o sangue do infectado, fluidos vaginais ou sêmen. O sexo sem proteção é ainda a forma mais comum de contaminação, portanto, é importante usar camisinha.

Ficar pensando em doenças pode causar muita ansiedade e preocupação. Mas se você criar o hábito de prestar atenção no seu corpo e fazer check-ups anuais pode prevenir muito sofrimento no futuro.

saúde do homem

Portanto, se você pretende levar uma vida longa e feliz, é importante adotar hábitos saudáveis e cuidar da saúde.

Mas se você ainda tem dúvidas e quer saber o que mais pode fazer para cuidar da sua saúde, deixa para nós nos comentários. Um abraço e até breve!

CLIQUE PARA VOTAR:
[Total: 0 Média: 0]

Davi Ribeiro

Davi Ribeiro começou a trilhar um longo caminho de autoconhecimento, buscando informações no Brasil e também no exterior, para entender melhor o seu problema. Com o passar do tempo, ele acabou adquirindo muito conhecimento e, assim, se tornou um especialista na área de sexualidade masculina.

Website: https://www.ejaculandocomcontrole.com/cursos-recomendados/