4 dicas para aumentar a massa muscular e ganhar peso de forma saudável

4 dicas para aumentar a massa muscular e ganhar peso de forma saudável
5 (100%) 1 vote[s]

Enquanto algumas pessoas têm problemas para emagrecer, outras têm dificuldade para engordar (por incrível que pareça). Mas calma, isso não quer dizer que elas têm passe livre para comer tudo o que quiserem. Se a alimentação não for adequada, vai acontecer de apenas acumular gordura ao invés de desenvolver massa muscular.

Os “magros de ruim”, como se costuma chamar popularmente, costumam se aproveitar dessa dificuldade para engordar e a usam como desculpa para comer sem regras. Mas eles podem estar sabotando a própria saúde.

Um dos indicadores mais comuns para determinar se a pessoa está gorda ou magra é o IMC (índice de massa corporal). Para obtê-lo, divide-se o peso pela altura ao quadrado. Mas vamos deixar claro que esse não é um indicador absoluto. O IMC do lutador de boxe Mike Tyson, por exemplo, indica obesidade, mas em compensação, seu percentual de gordura no corpo é mínimo.

Isso ocorre porque o músculo pesa mais do que a gordura. Logo, para ganhar peso de uma forma saudável é necessário aumentar a massa muscular.

A magreza excessiva pode ter causas físicas ou psicológicas. A primeira coisa a se analisar é se a pessoa sempre foi magra ou se ela começou a perder peso radicalmente. Fatores genéticos também devem ser levados em consideração.

Por que tenho dificuldade para engordar?

A conta é bem simples: se você está emagrecendo, é porque está gastando mais calorias do que está ingerindo. Se isso começou a acontecer sem que você mudasse nenhum hábito alimentar ou tenha iniciado a prática de atividade física, procure um médico.

Por trás desse sintoma podem haver problemas mais sérios e que requerem mais atenção, como o hipertireoidismo. Esse distúrbio hormonal é caracterizado pelo funcionamento excessivo da glândula tireoide e faz com que a pessoa perca peso mesmo que ela esteja comendo mais do que o normal.

dificuldade para engordar

Mas nem todos os casos de dificuldade para engordar têm a ver com distúrbios hormonais. Pode ser apenas que você esteja cometendo alguns equívocos na sua busca por uns quilinhos a mais. Uma alimentação adequada é aliada tanto de quem quer perder como de quem quer ganhar peso.

Como falamos, sair comendo tudo o que vê pela frente sem se preocupar com a qualidade do que você está ingerindo só vai fazer você acumular gordura. O ponteiro da balança vai subir junto com seus índices de colesterol, glicose, pressão, etc.

O ideal é ter uma alimentação balanceada, alinhada a prática de exercícios físicos adequados, e que auxilie na construção de massa muscular.

Confira algumas dicas do que você pode fazer para ganhar peso de forma saudável:

Alimente-se bem

Se você tem dificuldade para engordar, seu consumo de calorias deve ser maior do que o gasto. Procure ingerir proteína em todas as refeições. A proteína ajuda na construção das fibras musculares e no ganho de massa. Carnes magras como frango, peixe, ovos, leite e seus derivados, são ótimas fontes de proteína.

Inclua nas suas refeições também oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.), e azeite de oliva. Esses alimentos são fontes de gorduras boas.

Evite fast food, doces, salgadinhos e outras besteiras. Esse tipo de alimento só vai fazer você se sentir estufado e não tem nenhum valor nutricional.

A frequência das refeições também é muito importante. Especialistas recomendam 6 refeições por dia, sendo 3 refeições principais (café da manhã, almoço e janta) e 3 lanches entre cada uma delas. Nunca fique mais do que 4 horas sem comer.

Evite suplementos

Em alguns casos, shakes e outros suplementos hipercalóricos podem ser incorporados à dieta de engorda. Mas estes só devem ser consumidos após orientação de um nutricionista.

Muitos frequentadores de academia acabam por fazer uso de anabolizantes. Esse tipo de suplemento possui uma grande concentração de testosterona, hormônio masculino responsável pelo aumento da massa óssea e muscular. A testosterona também auxilia na diminuição do colesterol ruim e a reduzir gordura.

dificuldade para emagrecerPorém, os anabolizantes são caros e difíceis de encontrar, além de possuírem muitos efeitos negativos. Para os homens, por exemplo, eles podem levar à distrofia muscular.

Existem formas naturais de aumentar os níveis de testosterona no organismo e assim ampliar o ganho de massa muscular. Alimentos como ovos, abacate e alho ajudam a aumentar os níveis de produção de testosterona no corpo masculino de forma natural.

Baixe aqui o guia gratuito de Como Aumentar a Testosterona e veja a lista completa de alimentos, exercícios e outras práticas que vão te ajudar a bombar a produção do hormônio de forma 100% natural.

Faça exercícios

Ficar sedentário contribui para o acúmulo de gordura. Para ajudar no ganho de massa muscular pratique atividades de curta duração e alta intensidade como musculação. Evite exercícios como dança, corrida, bicicleta, e outras atividades aeróbicas.

Novamente, tem que haver frequência. Entre três e cinco vezes por semana, no mínimo 30 minutos e no máximo uma hora. Não precisa exagerar, pois o músculo cresce em repouso.

dificuldade para engordar

Alimente-se corretamente antes e depois da prática de atividades, para potencializar seus resultados. Com uma dieta correta e a prática de atividade física é possível “engordar” de uma forma totalmente saudável. Assim você pode garantir um resultado duradouro e ter a certeza de que não haverá nenhum problema de saúde no futuro.

Procure ajuda profissional

Se mesmo com uma alimentação adequada e prática de atividades físicas você ainda estiver com dificuldade de engordar, então é necessário buscar auxílio de um profissional.

Um nutricionista ou um endocrinologista serão capazes de avaliar o caso, pedir exames se acharem necessário, e identificar a causa real do problema. Além da tireoide, outras glândulas podem estar com um mau funcionamento, ocasionando a perda de peso excessiva ou a dificuldade para engordar.

Descartadas as opções fisiológicas, há também fatores psicológicos que podem ser associados ao problema. Nesse caso, somente o médico poderá fornecer um diagnóstico confiável.

Esperamos ter ajudado. Dúvidas ou sugestões, deixe um comentário. Até breve. Abraço!

Equipe Homem de Saúde

O Blog Homem de Saúde não é apenas uma das principais fontes para conseguir informação sobre saúde masculina, como também possui uma proposta consistente de oferecer o material adequado para homens que buscam Qualidade de Vida.

Website: