9 hábitos errados de quem tem dificuldade para emagrecer

Quando o assunto é perder peso, encontramos uma variedade de informações na internet. Devido a isso, é muito difícil saber o que é realmente verdade e o que não é. Muitas pessoas têm dificuldade para emagrecer porque adotam hábitos errados em relação à alimentação e prática de exercícios.

Nessa hora, é muito fácil colocar a culpa no metabolismo. Quantas vezes você já ouviu alguém falar ou mesmo você já falou “não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento”? Se essa é sua desculpa, então pode desistir. É pura bobagem e a ciência confirma.

A queima de calorias não depende somente do seu organismo. Na realidade, ela é uma resposta gerada pelos nossos hábitos. Essa é a conclusão na qual chegaram os cientistas da Universidade de Justus-Liebig, na Alemanha, depois de observar mais de 500 homens e mulheres acima de 60 anos.

Os especialistas perceberam que, mesmo com o declínio do metabolismo decorrente da idade, ele ainda permanece mais ativo entre pessoas que praticam atividade física. Isso significa que a prática de exercícios, alimentação adequada e um sono de qualidade interferem positivamente no gasto calórico.

Como o metabolismo interfere na perda de peso

Metabolismo diz respeito às reações fisiológicas que controlam o gasto de energia para manter o corpo em funcionamento. De acordo com a nutricionista Regiane Lopes de Sales, da Universidade Federal de Viçosa, “o gasto calórico está baseado principalmente no metabolismo basal, que é o consumo de energia em repouso capaz de assegurar nossas funções vitais, e nos efeitos da atividade física e da dieta”.

Alguns hábitos diários são capazes de acelerar o funcionamento do corpo, ou seja, elevam a velocidade com que o corpo gasta as reservas de energia, mesmo horas depois de ter praticado atividade física.

dificuldade para emagrecer

Sim, o gasto calórico tende a variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, homens têm facilidade em perder peso por causa do nível elevado de testosterona em relação às mulheres. No entanto, é possível sim reverter a situação. Para evitar que o corpo se torne um depósito de calorias a solução é bem simples: basta adotar uma rotina que inclua atividade física e alimentação balanceada.

Como a testosterona influencia na perda de peso

A testosterona é o principal hormônio masculino e tem muita influência sobre o corpo do homem. Para homens que têm dificuldade para emagrecer, o hormônio é o melhor aliado.

A testosterona é responsável pela construção dos músculos, aumento da massa óssea e da força. Além disso, ela ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do stress. Por sua vez, o cortisol é responsável por desacelerar o metabolismo, facilitando o acúmulo de gordura.

Portanto, quando os níveis de testosterona estão elevados, a queima de gordura é maior. E quanto mais exercícios você faz, mais a produção de testosterona natural aumenta. É um ciclo.

dificuldade para emagrecerHá diversos problemas que podem ser ocasionados devido à baixa testosterona. Por exemplo, homens com níveis de testosterona baixo podem sofrer com a queda da libido e dificuldade de ereção. Portanto, é essencial para o homem manter os níveis do hormônio regulados.

Como vimos, o hábito de praticar atividade física é uma boa opção para quem tem dificuldade para emagrecer e quer manter a testosterona em alta. Há diversas maneiras naturais para aumentar a produção do hormônio e usá-lo a seu favor para acelerar o metabolismo. Temos um material gratuito e exclusivo inteiramente dedicado a explicar como você pode bombar a produção do hormônio de forma 100% natural. Para acessar, basta clicar aqui.

Dificuldade para emagrecer: 9 hábitos que estão sabotando seu metabolismo

Como falamos, não é só o metabolismo que interfere na perda de peso. É importante também adotar hábitos corretos de alimentação alinhados à prática de atividade física. Se você está com dificuldade para emagrecer, provavelmente você está fazendo alguma coisa errada e que pode estar sabotando o seu metabolismo.

Abaixo listamos alguns hábitos incorretos que muitos homens cometem acreditando que talvez sejam a melhor opção para potencializar a perda de peso.

1. Pular refeições

Muitos homens têm o hábito de pular refeições, principalmente o café da manhã. Segundo um estudo recente de uma universidade de Tel Aviv, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, principalmente para quem tem dificuldade para emagrecer.

Pesquisadores da instituição dividiram obesos em dois grupos, consumindo a mesma quantidade de calorias por dia, sendo que um grupo consumia mais calorias no café da manhã, enquanto o outro, no jantar. Em 12 semanas, a perda de peso no grupo que consumia a maior parte das calorias no café da manhã foi duas vezes maior.

2. Consumir apenas líquidos

Sucos com frutas e vegetais prometem desintoxicar o corpo a auxiliar na perda de peso. Porém, o emagrecimento geralmente não é definitivo, além de causar possíveis problemas para o metabolismo.

Substituir uma refeição ou um lanche por uma fruta é até válido, mas ingerir somente isso ou sucos não fornece a quantidade necessária de fibras que o organismo necessita.

3. Tomar refrigerante

Refrigerantes e outras bebidas adoçadas artificialmente potencializam o ganho de peso e aumentam as chances de desenvolver outros problemas de saúde como diabetes ou problemas de pressão.

Se você tem dificuldade para emagrecer, o refrigerante pode ser um verdadeiro vilão.

4. Cortar grupos específicos de alimentos

Quando se quer perder peso, deixar de comer gorduras ou carboidratos parecem uma boa ideia, certo? Errado. Uma dieta balanceada exige que você consuma alimentos de todos os grupos.

dificuldade para emagrecer

Para quem tem dificuldade para emagrecer, o ideal é substituir os alimentos feitos com farinha branca por alimentos integrais. As fibras presentes nesse tipo de alimentos além de ajudarem a regular o intestino, gastam mais calorias para serem digeridas, acelerando o metabolismo.

5. Cortar a gordura definitivamente

Algumas gorduras são boas e importantes para o organismo. As gorduras trans e as saturadas, encontradas geralmente em processados são as que contribuem para o aumento de peso. Já as gorduras poli e monossaturadas devem estar presentes na alimentação.

6. Passar fome

Dietas de baixa ingestão de calorias não têm efeitos a longo prazo, além de serem mais difíceis de manter. Se você tem dificuldade para emagrecer, foque em reeducação alimentar.

Mudar o estilo de vida em vez de simplesmente fazer dieta é mais efetivo e traz mais benefícios à saúde.

7. Não treine mais do que o necessário

Muitos homens acham que passar horas na academia vai fazer com que percam peso mais rápido. Um erro muito comum. Isso não acontece porque ao praticar treinos acima da sua capacidade cardiovascular e respiratória ativa os hormônios poupadores de energia.

O overtraining, como é chamado, pode desacelerar o seu metabolismo.

O ideal é praticar atividade física durante 30 minutos e pelo menos três vezes por semana. Lembrando sempre de alinhar a prática de atividade física à alimentação balanceada e saudável.

8. Mantenha-se hidratado.

A água é um dos maiores aliados de quem tem dificuldade para emagrecer. Beber pelo menos dois litros de água por dia ajuda a desintoxicar o organismo e diminui o inchaço do corpo. Além disso, para digerir cerca de 8 copos e água o organismo gasta em torno de 200 kcal.

9. Tenha boas noites de sono

Uma noite mal dormida pode prejudicar seriamente o organismo. Como resultado, duas coisas acontecem: aumentam os níveis de grelina, substância que estimula o apetite, e diminui a concentração de leptina, responsável pela sensação de saciedade. Como resultado, você sente mais fome e acaba comendo mais do que necessita.

Além disso, dormir mal pode aumentar os níveis de cortisol.

Portanto, não há fórmula milagrosa para perder peso. Se você tem dificuldade para emagrecer o ideal é combinar exercícios e boa alimentação. Só assim você irá conseguir diminuir a gordura corporal forma saudável e ter um resultado definitivo.

Esperamos ter ajudado. Se ainda ficou alguma dúvida, pode mandar para gente nos comentários. Até breve!

Davi Ribeiro

Davi Ribeiro começou a trilhar um longo caminho de autoconhecimento, buscando informações no Brasil e também no exterior, para entender melhor o seu problema. Com o passar do tempo, ele acabou adquirindo muito conhecimento e, assim, se tornou um especialista na área de sexualidade masculina.

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